Sejam Bem vindos!

Sejam bem vindos a um blog que tem como objetivo principal informar a vocês leitores um pouco mais sobre o que acontece e as consequências da escassez de água. Veremos gráficos e estatísticas que demonstram o como estamos acabando com facilidade com a água do planeta.
Para mais informações, leia os tópicos a seguir

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Distribuição da água na terra
A quantidade de água no planeta é globalmente constante, mas as disponibilidades hídricas apresentam grandes assimetrias, quer na sua distribuição geográfica, quer na variação ao longo do tempo, para o mesmo lugar. A água está mal repartida pelo Mundo o que gera conflitos e problemas de sobrevivência.
 A Hidrografia é um elemento natural marcante na paisagem brasileira.
Bacias Hidrográficas são regiões geográficas formadas por rios que deságuam num curso principal de água. Os rios possuem aproveitamento econômico diversificado, irrigando terras agrícolas, abastecendo reservatórios de água urbanos, fornecendo alimentos e produzindo energia elétrica.
 
A Hidrografia brasileira apresenta os seguintes aspectos

-Não possui lagos tectônicos, devido à transformação das depressões em bacias sedimentares. No território brasileiro só existem lagos de várzea e lagoas costeiras, como a dos Patos (RS) e a Rodrigo de Freitas (RJ), formadas por restingas.
-Com exceção do Amazonas, todos os rios brasileiros possuem regime fluvial. Uma quantidade de água do rio Amazonas é proveniente do derretimento de neve da cordilheira dos Andes, o que caracteriza um regime misto (pluvial e nival).

Nenhum comentário:

Postar um comentário