Sejam Bem vindos!

Sejam bem vindos a um blog que tem como objetivo principal informar a vocês leitores um pouco mais sobre o que acontece e as consequências da escassez de água. Veremos gráficos e estatísticas que demonstram o como estamos acabando com facilidade com a água do planeta.
Para mais informações, leia os tópicos a seguir

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Camila Quedas
Através desse trabalho, pude perceber que com o passar dos anos, a necessidade da indústria foi aumentando, pois é através dela que a energia e bens são produzidos.
Mas com todo este processo, o homem precisa jogar o lixo fora, e acaba jogando tudo na natureza, causando a poluição, contaminando a nossa água potável.
Isso tudo acontece, porque não tratamos o lixo adequadamente. Sem contar que toda a contaminação que causamos na natureza, faz mal para a nossa saúde.
Com o lançamento desses resíduos na água, acabamos constituindo um problema ecológico. Às vezes, não paramos para pensar antes de agir, e com isso vem os prejuízos.
A água é muito importante para nós, pois é através dela que conseguimos o nosso sustento alimentar, afinal, se não regarmos as plantas, os nossos alimentos, eles não nasceriam, e não teríamos comida. Mas isso não vale só para as plantas, vale para o ser humano também, que precisa da água para repor todos os sais minerais perdidos, para se hidratar, etc.
Também precisamos saber como gastar a água, para que possamos tê–la agora, e deixar para a nossa geração futura. Hoje em dia, já vimos que tem lugares no mundo que não tem mais água potável para todos. Portanto, precisamos saber também como economizá–la.
É através da água que conseguimos também a nossa energia elétrica, se não, não teríamos toda a tecnologia que temos. Devemos tratar a água, para ainda termos água potável no futuro, e conseguir acabar com a sede no mundo, sem contar que, com o tratamento da água, teremos muito menos contaminações e doenças, nosso meio ambiente seria mais saudável e não existiram tantos problemas que existem hoje em dia por causa da poluição.
Por isso, vamos mudar o nosso jeito que temos para com a natureza, e cuidar melhor dela, pois o nosso sustento, a nossa sobrevivência, e a sobrevivência de tudo o que está a nossa volta, depende dela e de nossas ações.
Bruna Alves
 A agua tem importância extrema no planeta e em nossas vidas, parando pra analizar, nós não poderiamos fazer praticamente nada sem ela.
como por exemplo: tomar banho, beber água, preparar alimentos, limpar nossas residencias, lavar louças e roupas e muitas outras coisas, além do importante fato de que ela produz energia, a água também é um fator muito importante para as industrias nelas, a água possui importante papel de diluidora, transportadora e resfriadora em vários processos.
 Viver sem ela é impossivel, em todo o planeta, existe 1% de agua potável, sendo os outros 97% de agua salgada e 2% em forma de gelo.
 Esse 1% apesar de parecer insignificante é o que nós temos e usamos para nosso consumo diário, e que devemos dar muito valor, pois é 1% para aproximadamente 6 bilhões de pessoas, sem contar animais e plantas que também precisam de água potável,nós devemos consumir conscientemente, pois pesquisas apontam que em 2025, mais da metade da população mundial sofrerá com a escassez de água, principalmente aqueles lugares que já sofrem com a má distribuição.
 Então, devemos começar desde já a economizar água, tomando banhos mais curtos, tomando cuidado ao gasto excessivo ao lavar carros, calçadas e chão. E tomando cuidado com os resíduos jogados nos ralos e pias, que também infectam a água, e tratando de deixar os lixões com barragens para resíduos que são deixados ao acontecer a decomposição, para esses resíduos não atingirem os lençóis freáticos e contaminarem a água.

Conclusões

Alana Neri
 Pude concluir não somente ao fim desse trabalho, mas também durante o dia a dia, que nós reutilizamos muito mal o bem que além de ser extremamente importante para nós, passou a ser também raro.
 A reutilização da água, mesmo que seja comentado tanto em veiculos de comunicação não é feito no cotidiano das pessoas. Naturalmente as pessoas hoje em dia não "ligam" muito quando dizemos que a água um dia pode ser extinta, normalmente vem até com aquelas frases feitas "ah, que nada, é impossivel a água do mundo acabar". O caso é muito mais sério do que nós imaginamos. Atualmente metade da população mundial enfrenta problemas com abastecimento de água. Isso se dá pois a maioria das fontes de água doce existente estão poluidas ou simplismente secarão.
 Obtive a informação de que 97% da água existente no planeta Terra é salgada (mares e oceanos), 2% formam geleiras inacessíveis e, apenas, 1% é água doce, armazenada em lençóis subterrâneos, rios e lagos? Pois, bem, temos apenas 1% de água, distribuída desigualmente pela Terra para atender a mais de 6 bilhões de pessoas (população mundial). Esse pouquinho de água que nos resta está ameaçado e nós ainda agimos como se nada tivesse acontecendo ou que esse problema não seria nosso também ? pura falta de compaixão por si mesmo.

Consequência dos resíduos industriais nas águas dos rios
 No último século, o nosso planeta tem vindo a sofrer várias alterações devido ao avanço da ciência e da tecnologia.Tudo isto, permitiu ao Homem, maior conforto e melhores condições de vida. Contudo, este sempre pensou que tudo o que a Terra nos oferecia era inesgotável, o que fez com que agisse de uma forma bastante irresponsável.
Desflorestação, poluição das águas, dos solos e do ar, esgotamento dos recursos naturais, estão a levar o nosso planeta para um estado de degradação incrível.

Poluição da água
Causas:

Uma das principais fontes de poluição das águas são os resíduos urbanos entre estes:Resíduos industriais. Neste tipo de resíduos abunda as descargas de efluentes das fábricas.Resíduos rurais. O lançamento de esgotos diretamente nas águas sem que tenham sidodevidamente tratadas; a deposição de lixos domésticos nas águas dos rios ou mares; o uso de produtos químicos na agricultura que acabam por ser transportados pela chuva para as águas dos rios e mares, contaminando-os e pondo em perigo toda a fauna e flora.Ambos os tipos de resíduos podem ser despejados num sentido voluntário ou involuntário.

Consequências: Estes poluentes representam grande ameaça à qualidade da água, à saúde e ao meio ambiente, pois são capazes de provocar enormes danos aos organismos vivos, e, consequentemente à cadeia alimentar e à nossa saúde.
Distribuição da água na terra
A quantidade de água no planeta é globalmente constante, mas as disponibilidades hídricas apresentam grandes assimetrias, quer na sua distribuição geográfica, quer na variação ao longo do tempo, para o mesmo lugar. A água está mal repartida pelo Mundo o que gera conflitos e problemas de sobrevivência.
 A Hidrografia é um elemento natural marcante na paisagem brasileira.
Bacias Hidrográficas são regiões geográficas formadas por rios que deságuam num curso principal de água. Os rios possuem aproveitamento econômico diversificado, irrigando terras agrícolas, abastecendo reservatórios de água urbanos, fornecendo alimentos e produzindo energia elétrica.
 
A Hidrografia brasileira apresenta os seguintes aspectos

-Não possui lagos tectônicos, devido à transformação das depressões em bacias sedimentares. No território brasileiro só existem lagos de várzea e lagoas costeiras, como a dos Patos (RS) e a Rodrigo de Freitas (RJ), formadas por restingas.
-Com exceção do Amazonas, todos os rios brasileiros possuem regime fluvial. Uma quantidade de água do rio Amazonas é proveniente do derretimento de neve da cordilheira dos Andes, o que caracteriza um regime misto (pluvial e nival).
A importância da água
 Na economia dos paises A água é uma substância química composta de hidrogênio e oxigênio, sendo essencial para todas as formas conhecidas de vida.
 É frequente associar a água apenas à sua forma ou estado líquido, mas a substância também possui um estado sólido, o gelo, e um estado gasoso, designado vapor de água. A água cobre 71% da superfície da Terra. Na Terra, ela é encontrada principalmente nos oceanos. 1,6% encontra-se em aquíferos e 0,001% na atmosfera como vapor, nuvens (formadas de partículas de água sólida e líquida suspensas no ar) e precipitação. Os oceanos detêm 97% da água superficial, geleiras e calotas polares detêm 2,4%, e outros, como rios, lagos e lagoas detêm 0,6% da água do planeta. Uma pequena quantidade da água da  Terra está contida dentro de organismos biológicos e de produtos manufaturados. A água na Terra se move continuamente segundo um ciclo de evaporação e transpiração (evapotranspiração), precipitação e escoamento superficial, geralmente atingindo o mar. A evaporação e a transpiração contribuem para a precipitação sobre a terra. A água é essencial para os humanos e para as outras formas de vida. Ela age como reguladora de temperatura, diluidora de sólidos e transportadora de nutrientes e resíduos por entre os vários órgãos. Bebemos água para ajudar na diluição e funcionamento normal dos órgãos para em seguida ser eliminada pela urina e por evaporação nos poros, mantendo a temperatura corporal e eliminando resíduos solúveis, como sais e impurezas. As lágrimas são outro exemplo de eliminação de água.
Na indústria ela desempenha o mesmo papel de diluidora, transportadora e resfriadora nos vários processos de manufatura e transformações de insumos básicos em bens comerciais. O acesso à água potável tem melhorado continuamente e substancialmente nas últimas décadas em quase toda parte do mundo. Existe uma correlação clara entre o acesso à água potável e o PIB per capita de uma região. No entanto, alguns pesquisadores estimaram que em 2025 mais de metade da população mundial sofrerá com a falta de água potável. A água desempenha um papel importante na economia mundial, ja que ela funciona como um solvente para uma grande variedade de substâncias químicas, além de facilitar a refrigeração industrial e o transporte. Cerca de 70% da água doce do mundo é consumida pela agricultura.
Uso e preservação de água
 Hoje, metade da população mundial (mais de 3 bilhões de pessoas) enfrenta problemas de abastecimento de água. Muitas fontes de água doce estão poluídas ou, simplesmente, secaram. Você sabia que 97% da água existente no planeta Terra é salgada (mares e oceanos), 2% formam geleiras inacessíveis e, apenas, 1% é água doce, armazenada em lençóis subterrâneos, rios e lagos? Pois, bem, temos apenas 1% de água, distribuída desigualmente pela Terra para atender a mais de 6 bilhões de pessoas (população mundial). Esse pouquinho de água que nos resta está ameaçado. Isso porque, somente agora estamos nos dando conta dos riscos que representam os esgotos, o lixo, os resíduos de agrotóxicos e industriais. Cada um de nós tem uma parcela de responsabilidade nesse conjunto de coisas. Mas, como não podemos resolver tudo de uma só vez, que tal começarmos a dar a nossa contribuição no dia-a-dia? Você sabe quantos litros de água uma pessoa consome, em média, por dia? Não? São cerca de 250 litros (isto mesmo, 250 litros ou mais): banho, cuidados de higiene, comida, lavagem de louça e roupas, limpeza da casa, plantas e, claro, a água que se bebe. Dá para viver sem água? Não dá. Então, a saída é fazer um uso racional deste recurso precioso. A água deve ser usada com responsabilidade e parcimônia. Para nós, consumidores, também significa mais dinheiro no bolso. A conta de água no final do mês será menor. O mais importante, no entanto, é termos a consciência de que estamos contribuindo, efetivamente, para reduzir os riscos de matarmos a nossa fonte de vida: a água.
Água e energia elétrica 
 A energia hidráulica ou energia hídrica é a energia obtida a partir da energia potencial de uma massa de água. A forma na qual ela se manifesta na natureza é nos fluxos de água, como rios e lagos e pode ser aproveitada por meio de um desnível ou queda d'água. Pode ser convertida na forma de energia mecânica (rotação de um eixo) através de turbinas hidráulicas ou moinhos de água. As turbinas por sua vez podem ser usadas como acionamento de um equipamento industrial, como um compressor, ou de um gerador elétrico, com a finalidade de prover energia elétrica para uma rede de energia.
 É necessário que haja um fluxo de água para que a energia seja gerada de forma contínua no tempo, por isto embora se possa usar qualquer reservatório de água, como um lago, deve haver um suprimento de água ao lago, caso contrário haverá redução do nível e com o tempo a diminuição da potência gerada (ver equação acima). As represas (barragens) são nada mais que lagos artificiais, construídos num rio, permitindo a geração contínua.
 A energia primária de uma hidrelétrica é a energia potencial gravitacional da água contida numa represa elevada. Antes de se tornar energia elétrica, a energia primária deve ser convertida em energia cinética de rotação. O dispositivo que realiza essa transformação é a turbina. Ela consiste basicamente em uma roda dotada de pás, que é posta em rápida rotação ao receber a massa de água. O último elemento dessa cadeia de transformações é o gerador, que converte o movimento rotatório da turbina em energia elétrica. A vazão de água é regularizada pela construção de lagos artificiais. Uma represa, construída de material muito resistente - pedra, terra, freqüentemente cimento armado - , fecha o vale pelo qual corre o rio. As águas param e formam o lago artificial. Dele pode-se tirar água quando o rio está baixo ou mesmo seco, obtendo-se assim uma vazão constante.

Tratamento de águas e esgotos

Tratamento da água
 A água oferecida à população é submetida a uma série de tratamentos apropriados que vão reduzir a concentração de poluentes até o ponto em que não apresentem riscos para a saúde.   Cada etapa do tratamento representa um obstáculo à transmissão de infecções. A primeira dessas etapas é a coagulação, quando a água bruta recebe, logo ao entrar na estação de tratamento, uma dosagem de sulfato de alumínio. Este elemento faz com que as partículas de sujeira iniciem um processo de união. Segue-se a floculação, quando, em tanques de concreto, continua o processo de aglutinação das impurezas, na água em movimento. As partículas se transformam em flocos de sujeira. A água entra em outros tanques, onde vai ocorrer a decantação. As impurezas, que se aglutinaram e formaram flocos, vão se separar da água pela ação da gravidade, indo para o fundo dos tanques ou ficando presas em suas paredes.
 A próxima etapa é a filtração, quando a água passa por grandes filtros com camadas de seixos (pedra de rio) e de areia, com granulações diversas e carvão antracitoso (carvão mineral). Aí ficarão retidas as impurezas que passaram pelas fases anteriores. A água neste ponto já é potável, mas para maior proteção contra o risco de infecções de origem hídrica, é feito o processo de desinfecção. É a cloração, para eliminar germes nocivos à saúde e garantir a qualidade da água até a torneira do consumidor. Nesse processo pode ser usado o hipoclorito de sódio, cloro gasoso ou dióxido de cloro.
 O passo seguinte é a fluoretação, quando será adicionado fluossilicato de sódio ou ácido fluorssilícico em dosagens adequadas.   A função disso é previnir e reduzir a incidência de cárie dentária, especialmente nos consumidores de zero a 14 anos de idade, período de formação dos dentes. A última ação nesse processo de tratamento da água é a correção de pH, quando é adicionado cal hidratado ou barrilha leve (carbonato de sódio) para uma neutralização adequada à proteção da tubulação da rede e da residência dos usuários. Entre a entrada da água bruta na eta e sua saída, já potável, decorrem cerca de 30 minutos.


Tratamento de esgoto
 O tratamento dos esgotos domésticos tem como objetivo, principalmente: remover o material sólido; reduzir a demanda bioquímica de oxigênio; exterminar micro-organismos patogênicos; reduzir as substâncias químicas indesejáveis. As diversas unidades da estação convencional podem ser agrupadas em função das eficiências dos tratamentos que proporciona. Assim temos: Tratamento preliminar: gradeamento, remoção de gorduras e remoção de areia. Tratamento primário: tratamento preliminar, decantação, digestão do lodo e secagem do lodo. Tratamento secundário: tratamento primário, tratamento biológico, decantação secundária e desinfecção.

Gráficos do consumo de água no mundo